Entre os dias 23 e 25 de maio, a presidente da APROJUS, Carmen Jucinara da Silveira Pasquali, e o diretor, Guilherme Corrêa Gonçalves, estiveram presentes na Capital Federal participando da grande mobilização denominada OCUPA BRASÍLIA, ocorrida no dia 24 de maio, contra as reformas da previdência e trabalhista.
A participação na atividade resultou de deliberação do colegiado da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública e do Fórum em Defesa da Previdência, duas frentes em que a APROJUS participa e por meio das quais atua nas questões previdenciárias.Caravanas de todos os estados, com representações de diversos segmentos sociais, sobretudo de servidores públicos de todas as esferas fizeram-se presentes nesses dias, em Brasília, manifestando-se contra as reformas e pedindo Diretas Já.
Os participantes da mobilização enfrentaram a truculência com que a policia militar lidou com a situação, com uso de diversos mecanismos desnecessários de repressão. Bombas, gás e sprays foram utilizados contra os participantes da mobilização do dia 24 de maio.
Novas mobilizações deverão ocorrer até que haja definição sobre os rumos dessas reformas, deixando todas as categorias e entidades em atentas. A APROJUS está mobilizada, apresentando resistência às intenções do governo federal de suprimir direitos dos trabalhadores.