A direção da APROJUS participou, nesta terça-feira (21), de reunião com representantes de diversas entidades da Frente dos Servidores Públicos do RS (FSP), da qual a Associação faz parte.
Na oportunidade foram discutidas estratégias para que o Governador do Estado promova negociação pela revisão geral anual, estabelecimento de data base e as demais demandas constantes no Ofício assinado pelas representações da Frente e protocolado na Casa Civil em janeiro deste ano.
O Governador se elegeu prometendo diálogo com o funcionalismo, mas até o momento não respondeu ao requerimento da Frente dos Servidores.
As representações expuseram as dificuldades de diálogo e transparência nas negociações salariais nos demais órgãos e poderes autônomos do Estado, situação que se assemelha à postura do poder executivo e abordaram problemas comuns a todas as categorias do funcionalismo estadual, como o superendividamento dos servidores públicos, em decorrência da defasagem salarial, o assédio moral e a necessidade de revisão da reforma previdenciária.
Foi debatido, também, sobre a necessidade de mobilização pela implementação da negociação coletiva no serviço público, conforme recomendação da OIT (Organização Internacional do Trabalho).
A Frente dos Servidores reiterará o requerimento de audiência com a Casa Civil, para tratar da revisão geral anual e solicitará junto aos deputados aliados dos servidores, a realização de uma audiência pública para debater a negociação coletiva no serviço público.
Nova reunião está agendada para a próxima semana.
APROJUS 40 anos ? Associado (a), nosso compromisso é você!